O Marketing Digital consiste em acções de comunicação por parte das empresas, para divulgar ou promover os seus produtos e serviços através de canais digitais, como é exemplo, o correio electrónico, telemóveis, redes sociais, youtube, Flickr, Google, contrastando com o Marketing Tradicional em que os meios de divulgação consistem principalmente nos jornais, radio, televisão e revistas.

        Hoje em dia as pessoas podem procurar a informação que precisam através dos meios digitais (Forma Pull), por outro lado as empresas podem direcionar digitalmente, aos seus ou potenciais clientes, a promoção dos seus produtos/serviços (Forma Push), sendo estes passíveis de serem vistos ou não pelos destinatários.

        O Marketing Digital está cada vez mais a ser adoptado pelas empresas, não só pelo maior alvo populacional que conseguem atingir, como também pela redução de custos envolvidos. O uso do papel, dos consumíveis informáticos (tinteiros), o custo dos CTT (envio das cartas aos clientes) têm vindo a diminuir com o aparecimento e o desenvolvimento das novas tecnologias, uma vez que estamos perante uma sociedade cada vez mais tecnológica. Por outro lado e associado ao facto da redução da utilização do papel, está presente uma vertente ecológica, no sentido de diminuir a destruição de árvores.

        Esta nova forma de comunicar leva a que possa haver interactividade entre o consumidor e a empresa, na medida em que este pode transmitir sugestões.

         Uma das ferramentas digitais é a Newsletter enviada através de correio electrónico, onde são divulgados novos produtos, promoções, novidades da empresa. É bastante utilizado pelas Agências de Viagens. Outra vantagem consiste na informação que é necessária ser mais reduzida, por correio electrónico apenas se necessita do endereço do email, enquanto que por carta a quantidade de dados é maior : nome, rua, número, localidade, código-postal. Outros benefícios são a rapidez e a facilidade de acesso à informação dos produtos.

        Contudo, o Marketing Digital não substitui, para já, o Marketing Tradicional, ainda existem pessoas que não têm o contacto com plataformas digitais, continuando a optar pelos meios a que estão acostumados.

 

 

        Abaixo encontra-se um vídeo associado ao “Mestre” do Marketing Digital, Philip Kotler que apresenta alguns dos seus pontos de vista:

 http://www.youtube.com/watch?v=PKSHtFCws0U#t=28

Imagem

 

Fontes: http://pt.slideshare.net/ISCAP/marketing-digital-2047133

http://www.webartigos.com/artigos/em-que-consiste-o-marketing-digital/110943/

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAb6MAJ/marketing-digital?part=2

https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/15032/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20mestrado_LeonorLopes.pdf