O Scoop it é uma ferramenta digital que permite compartilhar e adquirir informação de acordo com a vontade dos utilizadores. Uma das características eminentes é o facto de permitir o acesso a outros links, ou seja, podemos estar conectados a outras ferramentas online como Google news, Twitter, Facebook e outros blogs que levem à aquisição de uma maior quantidade de informação.

        Este servidor está ligado à “Curadoria de Conteúdos”, ou seja, podemos entender que este conceito está relacionado com o facto de uma certa pessoa pesquisar e obter conteúdo relacionado com um tema específico presente online. Desta forma, um determinado individuo encontra, agrupa e partilha informações que sejam relevantes para a sociedade, de forma a melhorar os conteúdos existentes, havendo a distribuição de conteúdo disponível a outros editores que poderão eventualmente melhorar o trabalho do anterior. Assim, a pessoa que edita as informações presta ajuda aquelas que as irão utilizar, levando a uma cadeia, em que os temas se vão desenvolvendo e aprofundando. A pesquisa no Scoop It é feita através do uso de palavras-chave ou tópicos associados ao tema pesquisado, para além de disponibilizar sugestões por pessoas inscritas no Scoop It aos utilizadores dos tópicos e temas selecionados que foram publicados.

        Os tópicos criados ou partilhados podem ser direcionados para redes sociais para que amigos e conhecidos possam ver e talvez partilhar com outros, criando feeds. Esta ferramenta é fundamental para os profissionais de marketing, especialistas de uma determinada área, editores da web e possuidores de blogs, mas também pode ser utilizado por cidadãos que queiram melhorar os seus conhecimentos e estarem a par de assuntos actuais que são discutidos. O primeiro passo é criar um tópico para o início da pesquisa de páginas web relacionadas com o tema (fontes de informação). Através das próprias redes sociais é possível dar comentários ao que é publicado por terceiros.

 

 

 

        Em seguida está um vídeo relacionado com o uso desta ferramenta, onde demonstra que através de um tema escolhido podemos criar tópicos, recolher informação (scooped it), criando uma página na web com os factos fundamentais aliados ao tema em concreto, conduzindo a que outras pessoas nos sigam pelo interesse comum:  

 

http://www.youtube.com/watch?v=Bnr6QKKcsII

 Imagem

 

 

 

Fontes : 

http://www.slideshare.net/ladonordeste/curadoria-de-contedos-com-o-scoopit

 http://pt.kioskea.net/faq/13866-scoop-it-criar-e-compartilhar-o-seu-monitoramento-de-informacoes

http://intuitiva.pt/curadoria-de-conteudos-ferramentas-modelos-e-conselhos/

http://www.scoop.it/