Cada meio de comunicação social, tê uma forma especifica de dar informação, ou de comunicar com o seu público, visto que, cada um desse meios ou redes de comunicação social têm uma mensagem diferentes a transmitir. Dito isto, é necessário que a informação seja dada da forma mais adequada e com a melhor qualidade possível.

Contudo, hoje em dia os meios tradicionais de marketing e publicidade paga, cada vez mais têm vindo a perder “importância”, se assim pudemos chamar, perante os owned e earned media.

E o que são estes dois conceitos?

Owned media – Ou meios próprios, é todo o conteúdo criado por uma empresa ou marca, desde sua página na internet, passando por todo o conteúdo criado em blogs, artigos, aplicativos, jogos e em seus perfis nas redes sociais. Altamente interactivos, ao terem uma característica de comunicação bilateral, são utilizados para construir um diálogo com o público.

Earned media – Refere-se a todo o conteúdo “conquistado” por uma marca ou empresa, produzido ou partilhado pelo seu público sobre si, seja através de word of mouth, fóruns, opiniões, recomendações, comentários nas redes sociais ou através de artigos em blogs ou meios tradicionais de comunicação.

 Os consumidores já não são apáticos, mas extremamente ativos, esclarecidos e entendidos em tecnologia; agora detêm o poder nas suas mãos, nosseus vários dispositivos e infinitas fontes de informação, o que aumenta exponencialmente os possíveis pontos de contato na sua jornada de decisão de compra.