As alterações envolvem o volume de mensagens de texto que serão mostradas para os usuários: a partir de agora, a quantidade de actualizações de páginas sem media será reduzido, enquanto o de usuários comuns será “realçado”. 

Segundo o Facebook, a mudança foi motivada por testes que mostraram que os usuários escrevem mais actualizações quando vêem mensagens de texto em seu feed. “O nosso teste inicial levou a uma média de nove milhões de actualizações por dia quando mostramos mais mensagens de amigos”.
 
Ao mesmo tempo, o Facebook descobriu que o número de actualizações em texto de páginas não dá o mesmo resultado e, por isso, decidiu mostrá-las menos. 
 
A expectativa com a mudança é de que as páginas percam um pouco de tráfego se publicados apenas posts com texto, mas ganhem força e outros tipos de conteúdo, incluindo fotos e medias digitais.
 
Para compensar uma eventual diminuição de acessos, a rede social recomenda que os administradores de página passem a usar a ferramenta de compartilhar links em vez de apenas colar o endereço no post. Sendo assim, os links ficam expostos com visual mais atraente, mostrando fotos ou vídeos que estejam inclusos.
 
“A última actualização do ranking do Feed de Notícias trata as publicações de actualizações de estados de páginas como uma categoria diferente em relação às actualizações de status de amigos”, explica o comunicado. 
 
“Estamos a aprender que as publicações de páginas comportam-se de maneira diferente em relação às publicações de amigos e estamos a trabalhar para melhorar a nossa classificação para a diferenciação entre os dois tipos. Isso irá ajudar a mostrar às pessoas mais conteúdo que elas preferem”, completou o Facebook.