Decidi escolher este tema para abordar, visto que já tínhamos falado deste tema na aula e eu quis saber mais.

O Digital Storytelling é a produção de histórias digitais que permitem ás pessoas compartilhar aspectos da sua história de vida. Segundo Leslie Rule, ” Digital Storytelling é a expressão moderna para a antiga arte de contar histórias. O seu poder deriva da junção de imagens, música, narrativa e voz.”

Este pode ser aplicado nas mais variadíssimas áreas, sendo as quais: a da educação e a do Marketing e da Publicidade. Na educação, tem como principal objectivo captar a atenção dos alunos e desenvolver capacidades como a criatividade e a imaginação. Já no Marketing e na Publicidade, o Digital Storytelling, tem um maior impacto, visto que um dos objectivo do Marketing é a venda de uma marca contando determinadas histórias.

Estas narrativas,  podem ser  de vários tipos , sendo os quais: pessoais, experiências vivenciadas, temáticas ou acontecimentos históricos.

Na minha opinião, o Digital Storytelling é bastante interessante, visto que tem a possibilidade de captar melhor a atenção das pessoas que estão a ter acesso a este vídeo. Para além do mais, tem bastantes características desde a capacidade de juntar vários elementos multimédia,  como a facilidade de reproduzir e partilhar e por último, promovem a inovação e o processo de aprendizagem.

Por exemplo, para no Digital Storytelling, colocarmos texto, temos ferramentas como: o google maps ou o Wordle. Para áudio, temos o Audacity. Em penúltimo lugar, para imagem temos o Photostory e o Storybird e por último em vídeo, temos o Movie Maker.

O vídeo em baixo, demonstra o que é o Digital Storytelling