Mulher-futuro-digitalA consultoria norte-americana Sparks & Honey, divulgou uma lista com as 20 profissões que  ainda não foram inventadas e terão sucesso nos próximos 10 anos. Curiosamente, muitas têm relação direta com a tecnologia e Internet e nasceram como consequência do peso do mundo digital em que vivemos – são as que  eu vou partilhar convosco -.

Imaginem a cara de uma mãe que pergunta ao seu filho: – o que vais ser quando fores mais velho? e ele responder: –administrador de morte digital!
Dêem uma espreitadela porque há algumas do mais original.

– Conselheiro de produtividade: Com o crescimento da Internet e das distrações online, as pessoas vão precisar de alguém que as ajude a aprimorar as suas vidas e a melhorar a produtividade. Este profissional irá aconselhar sobre a carreira, a gestão do tempo e o bem-estar.

–  Curador digital pessoal: Este profissional irá recomendar e preservar uma lista hardwares e softwares para melhorar a vida pessoal e profissional das pessoas.

Tutor de curiosidades: Este profissional irá oferecer conteúdos de inspiração que despertem curiosidade, além de ensinar as pessoas como descobrirem coisas novas na Internet.

– Especialista em 3D: Ajudará as pessoas a fabricarem qualquer coisa numa impressora 3D.

– Administrador de morte digital: O que é que acontece quando uma pessoa morre e deixa todas suas informações na Internet? Com o aumento das redes sociais e outros serviços online, a sociedade do futuro vai precisar de alguém que consiga eliminar dados online das pessoas falecidas.

– Arquivista digital pessoal: Assim como um dia existiu a profissão de arquivista, no futuro as pessoas vão precisar de um arquivista para organizar seus arquivos digitais, como fotos, vídeos e etc.

– Terapeuta de desintoxicação digital: Profissional capaz de desintoxicar um indivíduo extremamente viciado em Internet e dispositivos eletrônicos.

-Especialista em crowdfunding: Especialista que vai saber exatamente o que fazer para promover um projeto e atrair investimentos.

– Cinegrafista de experiências: O profissional irá filmar as mais diversas experiências, com diferentes dispositivos, e publicá-las nas redes sociais para que os ‘aventureiros de sofá’ consumam os vídeos de casa.

– Consultor de carreiras onlineO profissional fará exatamente a mesma coisa que os ‘coachings‘ atuais, porém, via videoconferência. Dará dicas terem sucesso nas entrevistas de emprego, liderança e comportamento no trabalho.