A criação que pode mudar a vida de milhões de pessoas é uma lente de contacto que monitoriza os níveis de glicose nas lágrimas – um potencial alívio para diabéticos do mundo todo, que têm de espetar os dedos para testar o seu próprio sangue até 10 vezes por dia.

O protótipo, que o Google diz que vai demorar pelo menos cinco anos para atingir os consumidores, é um dos vários dispositivos médicos sendo projectados por empresas para tornar o monitoriamento de glicose para pacientes diabéticos mais conveniente e menos invasivo.

article-2540963-1AB98E7000000578-388_634x421

As lentes usam um sensor de glicose minúsculo e um transmissor sem fios para ajudar aqueles entre o total de 382 milhões de diabéticos que necessitam de insulina a manter uma estreita vigilância sobre o açúcar no sangue e ajustar a sua dose.

O aparelho parece uma lente de contacto típica quando visto com desatenção. Numa análise mais aprofundada, é possível ver que coladas na lente estão duas manchas cintilantes carregadas com dezenas de milhares de transmissores miniturizados. Tudo isso está circundado por uma antena da espessura de um fio de cabelo.

lente-contato-google-glicose-diabetes

A equipa do Google construiu, além dos chips, um sistema de energia para colectar e transmitir uma leitura de glicose por segundo à lente. Os componentes electrónicos embutidos nas lentes não obscurecem a visão, porque estão fora pupila e da íris do olho.

As inovações e invenções devem ter como intuito o melhoramento de qualidade de vida das pessoas, felizmente na área da saúde o desenvolvimento foi gigante. O simples facto do cidadão com diabetes não ter de mudar de local pois tem de se picar para verificar os níveis de glicose já é maravilhoso quanto mais se não tem de fazer praticamente nada para saber o valor dos níveis. A diabetes é uma doença que cada vez mais está presente em várias pessoas, estas lentes, embora demorem mais algum tempo a estar no mercado, permitem maior comunidade aos doentes sendo verificando os níveis da glicose pela lágrima não tendo de estar constantemente a picar-se.

Fonte – google news

http://hypescience.com/atencao-diabeticos-google-desenvolve-lente-de-contato-que-monitora-niveis-de-glicose/