A loja online da Apple, a App Store, retirou do mercado um jogo chamado “Plastic Surgery & Plastic Doctor for Barbie Version”, de Corina Rodriguez.

550

A app em questão é um jogo, cujo público-alvo são as crianças até aos nove anos, e tem como principal objectivo transformá-las em cirurgiões plásticos. A paciente é a “Barbie” que no jogo aparece “gorda” e “infeliz” que se submete a uma lipoaspiração feita pelas crianças. Após isto, a “Barbie” aparece “magra e bonita”. screen568x568

“Durante o procedimento cirúrgico, as crianças devem administrar a anestesia, fazer incisões com bisturi e aspirar a gordura em excesso. Na App Store, a boneca gorda era descrita como ‘infeliz’ e que só com uma lipoaspiração ficaria ‘bonita’.”

As descrições da aplicação provocaram uma onda de descontentamento e indignação no twitter e no facebook por se considerar o jogo inapropriado. A organização Everyday Sexism Project levou a cabo uma acção contra a app para que esta fosse retirada não só da App Store como também de todas as plataformas da internet em que ela aparecesse, incluindo o Google Play. Terá sido esta acção que levou a Apple a retirar o jogo da sua loja.

A Mattel, proprietária da marca “Barbie” nada teve a ver com esta app, sendo esta da exclusiva responsabilidade da autora Corina Rodriguez.

Veja o vídeo:

Mais informações em: http://www.tvi24.iol.pt/503/tecnologia/apple-app-internet-criancas-lipoaspiracao-tvi24/1528571-4069.html

Joana Pires nº20130751