Como sabemos do senso comum , a internet modificou largamente as conexões ou seja as ligações humanas, visto que as pessoas comunicam assim em âmbito global, devido á existência de variadas ferramentas digitais e virtuais. Cada vez mais com a comunicação digital, as relações quer sejam no trabalho, na família ou mesmo nos ambientes educacionais, tornam-se mais virtuais, de uma certa forma, mais frias.

Dentro da comunicação organizacional, isto é, dentro das organizações, a chegada da internet transformou as relações entre as empresas, isto é modificou as relações entre as organizações e os seus colaboradores, os seus trabalhadores. Assim , a comunicação ocorre cada vez mais , através de aparelhos digitais, sendo desta forma, a comunicação dos funcionários de uma empresa, por exemplo, uma comunicação virtualizada, visto que muitas das vezes, numa empresa, em vez de haver uma deslocação a um departamento onde temos que falar com uma determinada pessoa, muitas vezes é mandado um e-mail, pelo facto de ser uma forma mais fácil de comunicação e mais acessível.

Em termos positivos, estas novas tecnologias também trazem ferramentas funcionais para o dia-a-dia no trabalho, tais como: o correio electrónico, os fóruns internos,  as conversas instantâneas, que acabam por cada vez mais fazer terminar a comunicação pessoa a pessoa, cara-a-cara.

Estas comunicações proporcionadas pelas comunicações digitais estão cada vez mais a tornarem-se distantes, o que acaba por causar , na maioria das vezes, problemas entre as relações interpessoais de colaboradores das empresas. Mas por um lado, podem ser úteis, visto que funcionam de uma forma mais eficaz, quando colaboradores da mesma empresa, estão afastados em termos geográficos. Temos que pensar de uma forma positiva, neste tipo de comunicação, a comunicação digital, visto que contribui  bastante para a evolução global da internet. As ferramentas digitais possuem então, características em termos de linguagem e interatividade. Os sistemas de trabalho digitais facilitam ou podem dificultar de certa forma, a relação interna de uma organização, tal como a sua interação. As ferramentas virtuais facilitam então, a facilidade do fluxo da comunicação entre as pessoas ou mesmo, entre as empresas.

Atualmente, as empresas tem cada vez mais tendo facilidades através destas novas tecnologias de informação, pelo meio dos mídia digitais, tal como as ferramentas de comunicação digitais.

É essencial,  que seja, na minha opinião, estudado de que forma é que este tipo de ferramentas podem ser trabalhadas na comunicação em termos internos e de que forma é que influenciam as relações dentro de empresas ou de organizações.

s1_image_1

 

Fonte:

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/a-comunicacao-digital-e-virtual-no-contexto-interno-das-organizacoes/71007/