the-art boulevardNa sequência do meu primeiro post, em que falei de crowdsourcing e do seu uso como ferramenta de marketing, falarei hoje de uma outra vertente que achei interessante: o crowdsourcing artístico.

Já sabemos que o crowdsourcing é uma forma de encarar um determinado grupo de pessoas com um recurso produtivo, de forma que os seus conhecimentos, experiência, tempo ou recursos são utilizados em prol da realização de uma determinada atividade. Assim, o crowdsourcing artístico funciona como qualquer outro tipo de crowdsourcing, mas é aplicado apenas a projetos e criações artísticas ou culturais.

Como resultado nasce The Art Boulevard, a primeira plataforma de crowdsourcing artístico entre Portugal e Espanha,  que funciona como um ponto de encontro, um MeetUp entre a procura e a oferta artística dos dois países.

The Art Boulevard é uma rede de oportunidades artísticas que nasce a partir da constatação de um problema com duas vertentes: Por um lado, muitos artistas e criadores não encontram espaços para expor e actuar, e por outro, muitos espaços têm dificuldades para completar a sua programação, encontrar novos talentos ou diversificar os seus recursos criativos.

Os artistas e instituições, ou as pessoas que os procuram, têm um espaço para se apresentarem, conhecerem-se e iniciarem novas colaborações, neste espaço multidisciplinar de troca de ideias.  The Art Boulevard acolhe todas as disciplinas artísticas porque  “a  arte não tem limites” em The Art Boulevard.

Esta é uma iniciativa do projecto “Conviver na Arte”, co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal e conta com o apoio de várias outras entidades, como a Câmara Municipal  de Serpa. É um projecto institucional, sem fins lucrativos.

Se quiserem conhecer mais sobre o projecto, podem visitar o site que destaca pela sua originalidade e está disponível em três línguas: português, inglês e espanhol.

http://theartboulevard.org/pt

site the art boulevard