Se olharmos para trás, vemos que o passado 2013 mudou o universo da Internet. Os  smartphones ganharam espaço e o acesso móvel ao mundo online e as apps generalizaram-se, passando a fazer parte da nossas rotinas diárias. O que seria um dos nossos dias sem receber um whatsapp ou sem consultar o Facebook no nosso smartphone? Parece que  o novo ano promete dar continuidade a esta revolução digital e segundo o que avança um artigo do jornal Público,  já há uma série de tendências da  comunicação digital para o ano 2014 que eu gostava de partilhar  convosco.

tendencias  2014

Desejo-vos um bom ano e boa sorte, porque ninguém vai conseguir escapar às futuras estratégias de comunicação das marcas!

1. Monitorização das redes sociais centrada no consumidor: Além das marcas, as redes sociais passam a olhar também para o consumidor e para as suas relações com elas evoluindo de brand-centered a consumercentered.

2. Ano da publicidade no Twitter: Devido à sua entrada em bolsa, o Twitter estará mais forte. O uso de hagstags em programas de TV promete impulsionar o tráfego; Além disso, milhões de utilizadores em todo o mundo irão consumir anúncios na plataforma Twitter Ads.

3. Menor consumo linear de media: O filmes que passam a noite nos canais de televisão já nao interessam! Agora, é possível ver qualquer produção, em qualquer ordem e a qualquer momento graças ao YouTube e aos serviços de gravações automáticas das televisões inteligentes.

4. Explosão de apps nos telemóveis: Novas apps, úteis e bem desenhadas. As marcas vão perceber que precisam de estratégias de longo prazo para criar, distribuir e captar a atenção do consumidor.

5. Social targeting  é o novo marketing: Com a implantação do social login (conexão por login das próprias redes sociais), mais informações sociais do consumidor serão obtidas pelas marcas de consumo que, combinadas com as informações através da monitorização, podem proporcionar aos comerciantes uma gestão do relacionamento  mais próxima e personalizada.

Estas são algumas das tendências que me chamaram a atenção. Se quiserem mais informações, podem consultar o artigo íntegro do jornal Público no seguinte link:

http://www.publico.pt/multimedia/noticia/10-tendencias-que-vao-marcar-o-digital-em-2014-1617669