Já desde algum tempo tem existido a necessidade de nomear Gerações de forma a não generalizar o comportamento das pessoas, uma vez que a sociedade de cada época tem comportamentos determinantes e por isso, para estudar os indivíduos tem de ser ter em conta as características da época onde viveram.

geraçoes

Na Geração Y, onde já redigi no blog anterior um pouco sobre ela, são os nascidos entre 1978-90 onde se propiciou uma época de desenvolvimentos tecnológicos. Existiram várias gerações ao longo dos anos, irei apenas abordar duas delas, uma que antecede e outra que sucede à geração Y.

A geração X, que antecede a geração Y nasceu nos anos 60 e 70 é caracterizada pela necessidade de trabalhar  e de valorizar a família ao máximo. Sentem a necessidade de fazer actividades diferentes estando atentos a novos desafios. Esta geração a nível de tecnologias é marcado pelo uso da televisão. Esta é composta pelos filhos da Geração “Baby Boomers” e pelos pais da Geração Y.

A geração Z que se sucede à Y, são os nascidos nos anos de 1980, e são compostos pelos filhos da Geração X e netos dos “baby boomers”. São os nascidos no ano da globalização tecnológica, onde o mundo é uma rede global composta por Internet, e-mails, facebook, youtube, entre outros. Outra das características desta Geração é a mobilidade nas comunicações, é possível aceder à esfera pública através de um computador portátil, telemóveis, tablets, etc.

Esta Geração tem algo a dizer: