A Internet tem modificado amplamente as relações entre os seres humanos. As pessoas  comunicam num âmbito global por meio de diversas opções de sistemas digitais e virtuais. As relações estão a tornar-se cada vez mais virtuais, seja no trabalho, nos ambientes educacionais e na família. No campo da comunicação organizacional, o advento da internet tem transformado as relações das organizações com os seus públicos, inclusive no contexto comunicacional entre organizações e seus colaboradores, a chamada comunicação interna. Neste âmbito, está muito presente a comunicação mediada por ferramentas digitais, entre pessoas num mesmo espaço geográfico ou em unidades distantes.

Actualmente os funcionários e gestores comunicam cada vez mais de forma virtualizada. Ferramentas que trazem praticidade, como correio electrónico, sistemas de conversas instantâneas, fóruns internos, sistemas mobile, entre outras, acabam por substituir muitas vezes a comunicação cara a cara. Ao mesmo tempo é comum pessoas da mesma equipa, que trabalham numa mesma sala, interagirem muito mais por e-mail do que pessoalmente. As relações humanas dentro das organizações tendem a tornar-se mais frias e distantes, o que pode dificultar o relacionamento entre as pessoas entre colaboradores, entre líderes e liderados e até a sensibilização da equipa. Por outro lado, essas ferramentas facilitam muito o diálogo entre unidades de uma mesma organização que estão geograficamente distantes.