Vendo em retrospectiva, o ano que passou disponibilizou-nos muitas e variadas novas tecnologias, mas neste texto estão presentes as nove invenções que são consideradas as melhores do ano.

Uma das primeiras invenções, foi o Google Chromecast. Este dispositivo, permite essencialmente o transporte de ficheiros de computadores até tablets para televisões. Para a sua utilização, basta colocar o Chromecast na porta HDMI da televisão. Esta invenção para além de ser mais acessível, visto que não são necessários fios, nem qualquer tipo de outros dispositivos, permite também que contéudo que esteja presente em computadores ou tablets pessoais, esteja disponibilizado numa televisão, onde de uma forma mais acessível, seja mais fácil visionar esses ficheiros.

A segunda invenção, foi o Google Glass. Este é considerado um dos ” Gadgets” que transformam mais facilmente a ficção em realidade. Para além de conseguir disponibilizar mapas ou tirar fotografias, este dispositivo promete uma vantagem mais importante: ajudar os cegos a conseguir andar pelas ruas das cidades e identificar os objetos que estejam no seu caminho. No entanto, visto que possui muitas funcionalidades, o seu preço não será muito acessível logo, não vai existir tanta procura, provavelmente como a esperada.

Seguimos com a contagem, apresentando a terceira invenção do ano que passou: A SmartWatch. Este relógio permite receber desde notificações e mensagem de redes sociais até outras aplicações. Marcas como a sony ou a samsung já apostaram nestas novas tecnologias, desempenhando novas funcionalidades.

Em quarto lugar, temos as novas fechaduras inteligentes, como maior exemplo temos: o Kwikset da Kevo que abre automaticamente com a aproximação do telemóvel do dono. Esta invenção demonstra cada vez mais a progressão que a tecnologia tem e com a necessidade que esta tem de facilitar a vida das pessoas.

A meio da contagem, temos dispositivos relacionados com os jogos: a Xbox One e a PS4. Estas foram lançadas pela Microsoft e a Sony.

Em sexto lugar, temos os telemóveis IPhone5c, Galaxy S4 e o Lumia 1020. Estes tornaram-se os Smartphones mais utilizados no atual mercado.

Em sétimo lugar, temos os novos ipads. A apple mais uma vez, afirmou-se em força, desenvolvendo mais  produtos:  o ipad Air e o ipad mini. Estes produtos foram mais uma vez um sucesso, não fosse a apple, uma das maiores empresas multinacionais.

Em penúltimo lugar ,temos o Vine. Esta aplicação é bastante interativa, e em termos de exposição em redes sociais, o Vine demonstrou-se bastante utilizado e partilhado na rede social Facebook. Esta aplicação, não tem as funcionalidades de outras grandes redes sociais, como o Facebook e o Instagram, mas demonstram grande afluência, devido aos seus populares vídeos de poucos segundos.

Por fim, temos o 3Doodler que é uma ideia que foi desenvolvida no ano de 2013, mas que deverá sair este ano. Esta é uma caneta que é capaz de criar linhas físicas, o que proporciona uma grande experiência a quem a utiliza.

Todas estas invenções, fizeram que com este ano de 2013, em termos de tecnologia, fosse um ano recheado de novas invenções e de novas aplicações.

Fonte: Google news através de: http://www.tvi24.iol.pt/503/tecnologia/inovacoes–tecnologicas–2013-tecnologia-10-melhores-tvi24/1520383-4069.html