Cada vez mais a comunidade internauta aposta em ferramentas diversificadas. É o caso da utilização de Weblogs e que tem vindo a aumentar constantemente.

Os Weblogs são ferramentas de publicação na Web que permitem aos seus utilizadores tornarem-no como se fosse um diário pessoal eletrónico que poderá ser visto por todos os utilizadores na Internet e que podem ser atualizados constantemente. Para além disto, podem ser um espaço de discussão, reflexão e partilha.

Cada vez mais, por parte de alunos e professores, há a familiarização com o mundo dos Weblogs que trazem a ambos muitas vantagens a nível de ensino.

Com a ajuda dos Weblogs, os professores e os alunos podem comunicar entre si de uma forma mais fácil e rápida, colocando dúvidas, publicando matéria dada e partilhando trabalhos entre muitas outras opções.

Desta ferramenta pode advir um maior cuidado com a escrita na medida em que os alunUtilização de Weblogsos sabem que as suas publicações podem ser vistas e lidas por todas as pessoas e a qualquer instante.

Por parte dos professores, os Weblogs, podem ser utilizados como um tipo de diário do professor, onde poderão estar disponíveis informações sobre as aulas, sobre a matéria dada, o programa, bibliografias, entre outros, onde de facto estas publicações poderão estar apresentadas de uma forma mais organizada tanto para os professores como para os alunos.

A utilização de Weblogs pode vir a ser uma grande ajuda para enriquecer conhecimentos e organizar publicações úteis de uma forma mais prática e rápida.

 

 

Saiba mais em:

– http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana01/weblogs_educacao.pdf

http://www.bocc.ubi.pt/pag/baltazar-neusa-aguaded-ignacio-weblogs-educacao.pdf

http://www.bocc.ubi.pt/pag/baltazar-neusa-germano-joana-weblogs-jovens-universitarios.pdf