No início, a Internet não era utilizada para que as empresas pudessem publicitar os seus produtos, no entanto nos dias de hoje é impossível navegarmos nela sem que sejamos “obrigados” a ver publicidade.

Pode-se afirmar que a utilização da comunicação digital no marketing é atualmente a prática mais utilizada pelas empresas para dar reconhecimento às suas marcas. Isto deve-se ao facto de até à data não existir qualquer outro formato que tenha tanta visualização como o web marketing. O web marketing é o nome dado ao conjunto de instrumentos e ‘modus operandi’ que pela interligação que a  Internet proporciona, reúne recursos de uma forma estratégica que permitem a  criação de blogs, redes sociais, e-mail marketing entre outros. O seu objetivo será converter os usuários web em consumidores.

Um exemplo alusivo ao web marketing são as publicidades que decorrem no site do youtube, quando clicamos num vídeo é nos imposta publicidade colocada de forma estratégica ao público-alvo. No início, em 2005, quando o youtube foi criado, servia meramente para partilhar vídeos de entretenimento (o primeiro é referente a um jovem numa visita ao jardim zoológico  ‘Me at the Zoo’), com o passar do tempo esta esfera pública promoveu a colocação de publicidade nesses mesmos vídeos, interligando a comunicação digital com o marketing publicitário.

publicidade

A empresa de publicidade Del Campo Saatchi & Saatchi lançou recentemente o vídeo, no youtube, da campanha criada para a Beldent, o vídeo tinha como objetivo usar a imagem em movimento para transmitir ao consumidor que ao mascar pastilha elástica faz parecer uma pessoa mais optimista e descontraída. Usei o exemplo desta empresa, uma vez que o seu vídeo é recente e foi partilhado por outras esferas públicas (facebook).

O web marketing trás consigo vantagens, uma das que considero mais importantes é o facto de ser ‘paperless’, isto é, com a publicidade a ser divulgada na Internet, deixa de ser necessário reproduzi-la em panfletos, uma vez que a mesma publicidade na Internet é vista por milhões de pessoas, e um panfleto é visto por uma quantidade ínfima de pessoas.  Considero o web makerting ‘amigo do ambiente’ por este motivo. Outra das vantagens é pelo facto das empresas conseguirem visibilidade nos seus negócios de uma forma muito mais facilitada (através de palavras-chave, tags entre outros), e a baixos custos ‘Publicity of your products and services over the internet is a good and cost effective means of reaching out to the masses ‘, fonte referente a  um artigo relacionado ao facto da Internet potenciar o marketing.

Saiba mais em:
https://www.youtube.com/yt/creators/pt-BR/advertising.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_digital